História: Herança indígenas / Geografia: Região Nordeste / Artes: Pontilhismo
História: Herança indígenas
Leitura e atividades nas páginas: 80 até 84
2) Museu do Índio prevê ações como a realização de oficinas, treinamentos, publicações e consultorias a povos indígenas interessados em organizar Museus, centros culturais e/ou desenvolver projetos de preservação e revitalização de seu patrimônio cultural.
3) Os instrumentos de sopro, apitos, buzinas, trombetas e flautas, produzem som pela introdução de ar em tubos e cavidades. São feitos de folhas retorcidas, frutos, troncos, bambu, ossos, cabaça, cerâmica, chifre e carapaça de animais.
4) Bumba-meu-boi: típico folguedo da região Nordeste do Brasil. Possui uma miscigenação de elementos culturais africanos, portugueses e indígenas. Ocorre entre o mês de novembro até 6 de janeiro. Sua coreografia consiste em danças de rua, onde um homem veste-se de boi e comanda as coreografias.
5) Índios ensinam como garantir a sustentabilidade da grande floresta. Neste papo pretendo mostrar como povos indígenas no Acre vêm criando estratégias próprias para proteção, conservação e manejo dos recursos naturais de suas terras já demarcadas e regularizadas pelo governo federal no estado.
-
6) Mandioca. O uso da farinha de mandioca em beijus, tapiocas e pirão e etc.
-
Alimentos cozidos ou assados em folhas de bananeira e etc.
-
Milho. Refeições à base de milho etc.
-
Paçoca, uma espécie de farofa feita com peixe ou carne pilados com farinha.
-
7) Terras indígenas, segundo a legislação brasileira, são aquelas tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas do Brasil, habitadas em caráter permanente, utilizadas para as suas atividades produtivas, e imprescindíveis à preservação dos recursos naturais necessários para o seu bem-estar e sua reprodução física e cultural, de acordo com seus usos, costumes e tradições. As terras indígenas são bens da União inalienáveis e indisponíveis, e os direitos dos índios sobre elas não caducam.
-
8) Covid-19
Geografia: Região Nordeste
Leitura e atividade nas páginas: 66 até 73
Artes Pontilhismo
Leitura nas páginas 39 até 41
Atividade nas páginas 42 até 45 (casa)